Padre Petar, a vidente Mirjana o escolheu para revelar os segredos que Nossa Senhora a confiou. Te sentes honrado e não tem medo ?


 

Em uma noite, há 25 anos atrás, em Medjugorje, soube que Mirjana me havia escolhido para revelar os segredos, no início pensei que fosse uma brincadeira. Disse que era uma coisa muito séria, que não poderíamos brincar com isso. Mas depois continuei a pensar. Me perguntava: pode ser realmente verdade ? Tudo isto não me deixava indiferente. Para mim era estranho imaginar o motivo que Mirjana tivesse escolhido próprio a mim. Considerava uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade. Não consigo explicar porque, mas não tinha medo. Quando depois encontrei-me com Mirjana, ela me perguntou:” Sabes que quando chegar o momento, serás tu a revelar os segredos ?”. Um pensamento me atravessou a mente: “Mas te parece possivel ?”. Me parece difícil encontrar a palavra adequada para exprimir a minha sensação naquele momento. Só sei que fui atravessado de uma sensação de felicidade e segurança. 

Que coisa nos pode falar sobre os segredos e seu conteúdo ? Que mensagens existem ? Quando serão revelados ? 

Os segredos, como diz a palavra, são segredos. Não sabemos nada de seu conteúdo. Só se pode dizer que os segredos serão advertências que acontecerão em um determinado lugar e em um determinado tempo. Mas que coisa acontecerá, isto não sabemos. Devemos considerar a existência desses segredos como uma ajuda para nós, a fim de que levemos a sério a vida que Deus nos doou e desfrutemos do tempo para a nossa salvação e a salvação das nossas almas. Isto significa para nós viver de uma maneira tal de podermos prestar contas diante de Deus a qualquer momento. Se vivermos assim, estaremos sempre prontos a encontrar Deus e a andar diante Dele. Por isto, não devemos ter medo da revelação dos segredos e não é necessário perguntarmos sobre “quando”. 

Você revelará todos os dez segredos ? Nos pode dizer como o fará ? Nossa Senhora prometeu de deixar um sinal visível e duradouro. Que segredo será ? 

Quando vier o momento de revelar o primeiro segredo, dez dias antes Mirjana me entregará uma espécie de pergaminho, de dimensão DIN A4, sobre este estarão descritos em detalhes todos os segredos.

Lerei o primeiro segredo e descobrirei que coisa acontecerá depois de dez dias. O meu dever será de rezar e jejuar por sete dias. Depois destes sete dias será possível divulgar tais informações. Deverei anunciar do que se trata, quando e onde acontecerá . Falando comigo Mirjana me colocou em evidência que os primeiros dois segredos se referem a Medjugorje. Contém um´ammonizione e uma importante advertência destinada aos fiéis da paróquia de Medjugorje. Sobre estes dois segredos, as pessoas saberão que os videntes tinham falado a verdade e qualificar as aparições como autênticas. O terceiro segredo será um sinal visível sobre a colina das aparições, o Podbro. Todos aqueles que acreditaram nas aparições e orientaram as suas vidas através dela, sentirão uma grande alegria. Mas para todos os homens será um sinal de conversão. Não devemos esquecer que este tempo é um tempo de conversão e de oração. É um tempo de purificação espiritual e de escolha alegre de Deus. Por isto, quero sublinhar agora mais uma vez que não devemos esperar para nos converter. Se por exemplo esperamos antes do sinal, para nos poderá ser tarde demais. 

Que coisa acontecerá segundo você depois da revelação dos três primeiros segredos ? Que coisa mudará para Medjugorje ? 

Como eu já disse, estas aparições nos ajudam a compreender que cada momento da nossa vida é importante. E que devemos viver em total dedicação a Deus e louvá-lo com as nossas orações. Isto significa escolher sempre Deus. Assim levamos mais facilmente o peso da nossa vida. Penso que a revelação dos segredos nos ajudará a nos tornar mais sérios e mais conscientes da nossa responsabilidade. Seguramente nos serão sinais essenciais, extraordinários e grandes conversões. Todas as conversões e todas as curas corporais e espirituais que se verificam até hoje é uma demonstração que o Céu se abriu sobre Medjugorje e a Rainha da Paz veio até nós.

A revelação dos segredos será para todos um grande conforto e uma grande alegria. Sobretudo serão felizes aqueles que acreditaram e se esforçaram de viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo. É por isso um fato surpreendente que todos os anos milhares e milhares de peregrinos venham a Medjugorje. Quando iniciar a divulgação dos segredos, seguramente virão mais e mais pessoas; provavelmente também aqueles que até agora não demonstraram nenhum interesse pelo que acontece em Medjugorje. Em todo caso o futuro de Medjugorje será positivo. Se tornará mais do que nunca uma calamidade espiritual. 

Desconcertantes conversões e curas são a demonstração que as aparições são autênticas. A revelação dos segredos serão determinantes para o reconhecimento eclesiástico ? 

Segundo a minha mais profunda convicção, em Medjugorje há provas suficientes e válidas para a autentificação das aparições. Você falou apenas de conversão e curas. Para um reconhecimento existem outras diversas circunstâncias. É suficiente já duas curas extraordinárias cientificamente documentadas. Até agora em Medjugorje podemos enumerar centenas e centenas de curas extraordinárias e milagrosas. Um médico de Milão já publicou três livros sobre estas curas.

Eu descrevi a minha experiência pessoal com tantos peregrinos de Medjugorje no livro: “O chamado da Rainha da Paz” e no livro: Este é o tempo da graça”. No entanto, nestes dez anos, vivo fora de Medjugorje mas encontro pessoas que me testemunham como jamais podia imaginar a vida deles sem a Rainha da Paz. Falam de indescritíveis dias de graça que viveram em Medjugorje. Alguns, que sofriam de doenças incuráveis foram curados. Esta é uma prova que em Medjugorje Deus opera através da intercessão de Nossa Senhora.

Seguramente Ela tem razão quando supõe que a revelação dos segredos terá uma importância determinante para o reconhecimento eclesiástico. 

O Senhor pensa que tem um nexo especial e temporal entre as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje e os acontecimentos na ex-Iugoslávia e na Europa ? 

Sou da idéia que exista uma tal relação. Nossa Senhora não veio a Medjugorje por acaso. No dia 19/01/1982, uma vidente me confiou que Nossa Senhora lhe havia dito que o totalitarismo comunista (a ditadura) seria exterminada. Que aconteceria uma guerra, mas que a Croácia seria libertada.

Nossa Senhora nos havia convidado a rezar e a jejuar a fim de que esta tragédia não se tornasse mais grave. Mas infelizmente não havíamos seguidos o Seu convite a oração e a conversão. Por isso, tivemos que chorar a morte de muitas vítimas antes de chegarmos a esta libertação. Segundo eu, tudo teria acontecido de uma maneira diferente se tivéssemos escutado e respondido ao convite de oração feito por Nossa Senhora.

Tiveram e tem pessoas que combateram contra estas aparições com todos os meios e disposição. Eu me pergunto: Por que ? Deveríamos nos alegrar por todas as conversões e por toda a intervenção divina. Como se pode ignorar sinais assim tão positivos como curas e conversões ? 

Por que nos últimos 950 anos Nossa Senhora aparece tanto ? Que coisa acontece a humanidade para precisar assim de tantas intervenções divinas ? 

A história das aparições de Nossa Senhora demonstra que Ela vem sempre a nós quando estamos em perigo. Só observando os últimos 150 anos, vemos que propriamente nas suas aparições Ela manifesta Seu amor materno e a Sua preocupação por nós. Com as aparições, Nossa Senhora deseja evitar o pior.Ela apareceu em 1858 a jovem Bernadette Soubirous em Lourdes, quando na França, na Europa e em todo o mundo nascia o grande perigo do liberalismo moral e da maçonaria. Uma situação similar se verificou também em 1917, quando o mundo se encontrava diante de um assustador surgimento do comunismo ateu. Então Nossa Senhora aparece aos três pastorinhos de Fátima:Lúcia, Francisco e Jacinta.

Em Medjugorje Ela aparece no dia 24/06/1981:10 anos depois exatamente no mesmo dia acontece a sanguinolenta guerra na Croácia, e em seguida também na Bósnia-Herzegovina.

O mesmo aconteceu na Ruanda (Kibeho). E certamente esta guerra foi pior e mais sangrenta (mais de um milhão de vítimas). Isto demonstra que Nossa Senhora vem sempre para colocar os Seus filhos em guarda diante dos graves perigos que os envolvem.

Ela quis indicar um caminho de saída e junto oferecer a ajuda necessária. É interessante que em Medjugorje, nos primeiros dias, Nossa Senhora apareceu com o menino Jesus, que é verdadeiro homem e verdadeiro Deus.

Isto é a Sua mensagem, o Seu dom e a Sua ajuda para o mundo moderno.

A Mãe de todos os homens não podia dizer nada de mais importante,não podia doar nada de maior e não podia fazer nada de mais útil. De fato para nós homens não nos pode ser nada de mais importante e útil do que ter Jesus. 

Que coisa se pode dizer da situação atual do mundo ? Por que se encontra em uma crise tão grave ? 

Todos sabem que hoje o mundo está no caos. Todos concordam em dizer que o homem nunca esteve assim inseguro e amedrontado, assim inquieto e insatisfeito, assim pecaminoso e doente. Não se é nunca encontrado em um vale de lágrimas tão profundo e em um tormento maior. O mundo é caído, como disse a pouco, em uma profunda crise. Certamente crise não significa em si mesmo uma catástrofe, apesar de que não se possa excluir também esta possibilidade. Mas uma crise é sobretudo uma oportunidade e se, não se a desfrutar, se transforma facilmente em um dano que pode ser muito extenso e pode assumir verdadeiramente uma vasta proporção e forma dolorosa. Isto é o mínimo que se pode dizer sobre a crise atual.

A liberdade é um grande dom de Deus aos homens, a fim de que escolham o bem. Mas muitos esquecem que a liberdade significa também uma grande responsabilidade. Não necessita-se nunca abusar deste dom. Infelizmente muitos não vigiam e com uma falsa interpretação da liberdade destroem as famílias e os valores humanos e morais. Não é justo hoje profanar tudo. Pode transformar-se em um inferno sobre a terra. Porque a tantos não é ainda claro que o homem sem Deus não pode ser e não pode viver ? Sem Deus o homem afunda na infelicidade. Sem Deus não há esperança e o homem se torna escravo da sua inclinação ao pecado. O abuso da liberdade leva medo, angústia, mal-estar e terror. Este abuso e a impiedade são as razões de todas as situações insustentáveis que estão neste mundo. 

Medjugorje é a continuação de Fátima ? 

Me parece que Primo Martinuzzi, um médico de Milão, deu uma resposta melhor. Ela examinou os videntes e este exame fez sobre ele uma tal impressão que decidiu tornar-se sacerdote. Era também noivo, mas falou com sua noiva, abandonou o exercício de sua profissão e começou a estudar teologia para se tornar sacerdote. Em 1991 ordenou-se sacerdote. Disse: “Já quando ouvi falar pela primeira vez das aparições, acreditei nelas. Não posso imaginar a minha vida de sacerdote sem Medjugorje. Concordo com a opinião de outros teólogos e mariólogos que em Medjugorje se vê a realização de Fátima”. Falou também da conversão de tantos filhos perdidos, que procuram os sacerdotes para poder falar com eles; desejam conhecer Jesus, têm necessidade de Maria. Deste modo Medjugorje ajuda muitas pessoas.

Em Fátima, Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, os quais seus pais eram com certeza pobres, mas profundamente com temor a Deus. Nossa senhora nos há exortado ao amor por meio das crianças. “O pecado é o grande mal, a causa de todos os outros males. Os homens devem corrigir-se e pedir perdão pelos seus pecados! Não devem mas ofender a Deus, nosso Senhor, que já está bastante ofendido”. A Virgem Maria repete diante das crianças e também diante a todos nós: “Rezais, rezais muito, e ofereceis sacrifícios a rezem por eles”. (agosto 1917). Também em Medjugorje, Nossa Senhora, como Rainha da Paz, fala de modo semelhante.

Muitos confessam de ter encontrado em Medjugorje aquilo que tinham procurado por toda a sua vida. Aqui encontraram a paz da alma e a verdadeira alegria, o verdadeiro conforto e a felicidade. Não é aquilo que os homens de hoje tem maior necessidade ?

 Padre Petar, o que pode dizer aos leitores desta revista, depois de 25 anos de aparições de Maria ?

 Já 25 anos ? Me pergunto o que fez o nosso povo croata para merecer esta graça extraordinária da Rainha da Paz vir até nós. Devemos ser gratos a Deus por todas as graças que recebemos neste tempo, o nosso passado foi tumultuado e difícil. Sofremos não por anos, mas por décadas. O Céu não podia mais permanecer em silêncio. Abriu-se e Nossa Senhora veio a nós repetindo incansavelmente a Sua mensagem: “Queridos filhos, sou sua Mãe e os quero bem. Vejo que vocês, meus filhos, se encontram em dificuldades muito graves que não conseguem sozinhos. Vim para ajuda-los neste tempo difícil. Desejo leva-los para Meu Filho Jesus. Nele vocês poderão encontrar o sentido e o propósito da vossa vida. E a vossa alegria e a vossa paz, a vossa felicidade e a vossa salvação! Creiam firmemente em Deus e rezem! Convertam-se e jejuem! Vivam dignamente a vossa missão cristã”.

Que mais posso dizer ? Poderei somente repetir aquilo que Nossa Senhora nos  disse por 25 anos. Sejamos gratos a Deus, sobretudo pelo Seu Amor e pela Sua ajuda! Como um Bom Pai, Ele nos ama muitíssimo e espera de nós que realizemos o projeto que tem conosco. O Seu Projeto, ou melhor dizendo, a Sua Santa Vontade, é também que nós O amemos sobre todas as coisas, que confiemos sempre Nele e em Sua benção, que vivamos em conformidade com seu plano e que um dia possamos alcançar o Paraíso. A Sua obra é visível sobretudo neste difícil momento de crise. Ele se dá a nós! Tenhamos coragem e nos entreguemos completamente a Ele. Assim conseguiremos transformar todos os momentos da nossa vida em um momento de salvação pessoal e de salvação para os outros.

 Entrevista concedida a revista Medjugorje- Itália – Número 83 – 2º trimestre de 2007.

Fonte: http://medjugorjebrasil.com/site/ossegredosdemedjugorje.htm

best essay writing service essay writers